2.21.2009


Mais um desafio,
da Fabulosa e da Jaquelina Pandemónio e é para adivinharem das 9 quais as 3 mentiras?

Pinto:
1 - Os fundos com as duas mãos.
2 - Com a tela na horizontal.
3 - Com óleo diluído em água.
4 - Com iluminação astral.
5 - Com queijo.
6 - Lavo os pincéis com aguarrás.
7 - Malaxo e aglutino os pigmentos com óleo de linho cru.
8 - Preparo as telas em dias cinzentos.
9 - Para fazer gesso amorfo mato o gesso durante um mês.


Passo o desafio para

Al kantara
... Então mas eu sou algum totó que não saiba encordoar guitarras ???

19 commentaires:

Fabulosa a dit…

xiiiiii............ isto é muito técnico para mim! =)

vá, vou tentar: mentes na 3ª, na 5ª e... deixa cá ver... na 7ª (nesta não percebi mesmo patavina).

depois quero tudo muito explicadinho, tá? talvez assim ainda aprenda umas coisitas.

Anonyme a dit…

As três mentiras ( e poderiam ser quatro) são:

A 4
B 5
C 8


Depois nos conte as VERDADES!

Al Kantara a dit…

Mentes na 3, na 5 e na 9 ? Primeiro porque o óleo não dilui em água, segundo porque o queijo não é um material muito fine arts e terceiro porque o gesso não precisa de estar morto tanto tempo...

PS - "Hades" ver as mentiras que eu vou inventar !...

Anonyme a dit…

eu cá nem me meto no assunto. só digo que - e embora não grande apeciador - o queijo dá umas belas tostas, os dias cinzentos são bué de trsites para preparar o que se seja além duma bela duma corda dum barrote abaixo, sem tre-me aventurado além do acrícilio também acho que óleos não diluem em água, eu cá lavo os pincéis no lava-louças e levo ralhetes que eu cá sei, nunca na vida quero malaxar alguma coisa e ainda por cima agluitiná-la, sei lá o que daí sairá, a horizontal dá jeitinho para não cansar tanto o braço e quanto aos fundos, à iluminação astral e ao gesso "matado", isso aí, Claire, é que só me pronuncio na presença do meu advogado.

... e achava eu que 'aquilo' era zaca-zaca e já está, tal qual as minhas aventuras nas pinceladas (tou a brincar, ok?)
:))


c

Anonyme a dit…

... e até troquei as letras todas, tal a baralhação em que fiquei! eheheh

Claire-Françoise Fressynet a dit…

Uiii Fabulosa, aprendi a técnica com a Maria hahahahaha.
Na pintura são tantas cada qual tem a sua;-))

Eduardo, 4 ;-?

Al, vamos a isso;-))

Carlos, gosto de brincadeira e olha que a brincar a brincar;-)

Na segunda feira dou as resposta preto no branco.

roserouge a dit…

Mentiras: 3, 4, 5.
Acho eu...

jp(JoanaPestana) a dit…

bem, talvez a 4 e 5 e a 8...
talvez..da tua cabeça espero tudo ;)

maria antunes a dit…

Obrigada Clair.

Deixa-me ver... 4, 5 e 8.

Será?

Bjos

Maria

Al Kantara a dit…

Para toda a gente que aponta o 4 como provável mentira, já pensaram que o Sol é um astro ?...

Claire-Françoise Fressynet a dit…

As mentiras é que:
1- Não pinto com a mão esquerda.
6- Nunca lavo os pincéis com aguarrás mas sim com água e sabão.
7- Compro os tubos de tinta prontos a usar.

É mesmo verdade:
2- Abusei do cavalete e o tendão piffffffo.

3 e 5 vão juntas, a caseína vem do queijo é adicionada aos óleos, permite executar as primeiras camadas de tinta diluídas com água.( tb se pode fazer cola de queijo. E já agora relembro que a tempera é com ovo.) usei esta receita para pintar os barcos
http://lineaclaire.blogspot.com/2008/04/28-1990-leo-tela-60-x-70-cm.html#links

4- A iluminação do atelier é por cima, do telhado a luz entra como num poço, não é de uma janela vertical, com luz normal ou horizontal.

8- Preparo as telas com cola de pele de coelho a quente e manda a receita que seja feito em dias brumosos ou ventosos, (trabalho para o Inverno:-)

9- E também diz a receita para mudar a água todos os dias durante um mês para o gesso perder toda a sua força, fica suave como seda. (uso este gesso amorfo junto a pelica de coelho para a tela ficar branca).

Beijinhos

Maria Arvore a dit…

Ai que cheguei tarde.:(
Mas pelo menos aprendi umas técnicas de pintura, especialmente a do queijo que nunca me passaria pela cabeça. :)

Al Kantara a dit…

Boa. Não acertei nem uma. Mas estava inspirado !...

Anonyme a dit…

Também não acertei nenhuma!



(;-(

Ví Leardi a dit…

Claire...obrigada por lembrar de mim...assim que puder lá estará...
Surpreendente tuas técnicas...eu teria errado tudo!
bjs

Fabulosa a dit…

bem, pelo menos acertei na 7, mesmo que tenha sido completamente ao calhas. ;)
devo dizer que foi uma das (talvez mesmo a respostas mais originais a este desafio. parabéns! =)

Jorge Pinheiro a dit…

4,5 e 8.

Jorge Pinheiro a dit…

Também que raio de afirmações...

Kay a dit…

A Claire é muito inteligente mesmo. Soube tornar este desafio num momento mesmo emocionante e ainda ficámos a saber coisas novas, eu sabia do ovo mas não sabia do queijo...

(só hoje vi que tinhas passado este desafio tb para mim, se tiver oportunidade participo sim.)

Beijo grande