9.26.2009

22 - 1994 - papel reciclado/pigmento - 39 x 51 cm


...

...

9.21.2009

Juliane Fressynet

nº14 - 12ºD
Escola secundaria artística António Arroio
Produção artística - Cerâmica
2007/2008





Medals

theme: create a medal for several sports

I started out by creating a basic shape that would fit all sports requested (volleyball, basketball and badminton).

The initial shape for the medals started out by the unioin between the number “1” (simbolizing 1st Place) and the letter “V” (simbolizing victory) .

Both “1” and “V” were made in perfect assimetry, in order to assemble each other as a unique geometrical piece. From that resulting piece an exactly assimetrical one was made, in order for them to fit perfectly into each other. The idea behind the fitting was to express that the team’s union is their strenght, it was also intended to create a heart shape to simbolize the “Love for the Game”.

After concluding the base medal shape, for each sports, we can observe between them two diferences, the (relevo) from the ball from each sport....








...
...

9.13.2009

9.05.2009

Pedro Cabral. Lisboa. 1954. Arquitecto









ISTO DOS BONECOS DE BOLSO ...

... é uma actividade que me tem proporcionado momentos muito agradáveis.

Fazer um boneco obriga-me a escolher um motivo, a optar por um ponto de vista e a destinar um tempo para o assunto. Para além de aumentar a capacidade de análise, os bonecos permitem uma quase apropriação do “modelo” sem provocar incómodos ou efeitos secundários.

Não ligando à qualidade dos resultados, os bonecos de bolso, particularmente quando feitos em viagem, deixam-me sentir próximo de tantos artistas maiores ou menores que por este processo deixaram as suas impressões e sensibilidades.

Encanta-me também a simplicidade e a economia de meios necessários. Embora seja tanto mais divertido desenhar quanto maior e mais abundante for o material, o estritamente necessário é realmente mínimo e transportável em qualquer bagagem e para qualquer lugar. Não depende de filmes, pilhas, máquinas, etc.

Também gosto de tirar fotografias mas, quando mais tarde se fala de determinado local, a minha recordação é completamente diferente se tiver feito um boneco ou tirado uma fotografia. Durante um passeio, o tempo “gasto” em bonecos ajuda-me a sentir o local deixando-me afastar dos aspectos mais massificantes do turismo e da “japonização” fotográfica.

São uma das principais razões que me levam a gostar de viajar sozinho. Quando em grupo, há sempre tempos ritmos e interesses diferentes. Não consigo a calma necessária para “gozar” um boneco sabendo que está alguém à espera. Além disso tenho a maior dificuldade em desenhar com alguém espreitando por cima do meu ombro.

As oportunidades surgem também nos tempos de espera. Costumo andar armado com papel e lápis especialmente para aproveitar estas ocasiões em que o motivo surge fortuitamente mas que são, por vezes, as mais divertidas.

Cada vez mais tenho usado cor nos bonecos. Agora trago frequentemente no bolso uma pequena caixa de rebuçados com lápis de cor cortados ao meio.

Embora sem o carácter de caderno diário, desde Setembro 2005 que venho publicando alguns bonecos no
http://bonecosdebolso1.blogspot.com/

http://www.diariografico.com/htm/outrosautores/Cabral/cabral01.htm
...

...