2.26.2011

2.20.2011

2.13.2011

Juliane Fressynet
Faculdade de Belas-Artes, 1ºano - 2º semestre,
ano lectivo 2009/2010
professoras: Ângela Ferreira e Cristina Branco


Arte conceptual
"NanoImpacto"

A nanotecnologia é um ponto de investigação em diversas áreas que se está a desenvolver a uma grande velocidade. O principio básico desta tecnologia é a construção de estruturas e de novos materiais a partir de átomos à escala nano. Numa dimensão um milhão de vezes mais pequena que um fio de cabelo já se consegue manipular todo o género de moléculas, alterar o seu tamanho, forma, cor, resistência e função.
Neste trabalho procurei uma forma de mostrar o impacto que esta tecnologia esta a começar a ter, através de uma instalação que é observada em duas partes. Numa primeira fase, interage-se com um "microscópio" sem o conhecimento do que se está a observar. Numa segunda fase, atrás do pano preto no qual o microscópio está encostado, encontra-se a representação de uma enorme molécula. Através do contraste de cor, preto e laranja pretendo transmitir um impacto visual e com o plástico bolha favorecer o efeito de ilusão de óptica.




A acompanhar o projecto, fiz uma montagem de vídeo a partir de vários documentários, seleccionando os temas mais desenvolvidos dentro da nanotecnologia e da nanociência.
Esta tecnologia procura inovar invenções, com o objectivo de proporcionar uma vida melhor ao homem. Apesar de ainda serem poucos os produtos que já circulam no mercado, a industria investe cada vez mais nessa direcção.



ficha técnica:

Microscópio
altura: 1,5m
largura: 20cm
Materiais: diversos.

Molécula
altura
largura
materiais: rede de arame, papel jornal, plástico bolha, gesso tinta spray.


Vídeo
duração: 8min


Não perca o próximo episódio

2.05.2011

...Michel HOUSSIN dans son atelier

...