11.23.2007

Ana Leonor Madeira Rodrigues


QUEIMADO POR AZUL




Plasticites Sciences Arts

L’EFFET BBB (Brûlée par le bleu)

Plastir Nº4 - 1º épisode
Plastir Nº5 - 2º épisode
Plastir Nº7 - 3º épisode

...



Ana Leonor M. Madeira Rodrigues é uma artista e investigadora interessada nos processos cognitivos do acto de desenhar e na sua especificidade como modo de comunicação não verbal.
Ana L. M. Rodrigues é licenciada em Artes Plásticas. Durante um semestre, frequentou as aulas práticas de Anatomia, no hospital do Campo Santana (que resultaram na sua primeira exposição de desenho). Em 1984/85, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian frequentou a Akademie der Bildenden Kunst, em Munique. Entre 1989 e 1992 viveu em Berlim, onde realizou uma especialização em Estudos Culturais e Técnicas de Comunicação Estética e Artística, na Hochschule der Kunst TU (1996). Ana L. M. Rodrigues tem um doutoramento em Arquitectura (Comunicação Visual) e trabalha como Professora Associada na FA-UTL.
Ana L. M. Rodrigues publicou os seguintes livros O Desenho, Ordem do Pensamento Arquitectónico, Editora Estampa, Lisboa, 2000; O Desenho, Editora Quimera, Lisboa, 2003; Queimado Por Azul, Editora Assírio e Alvim, Lisboa, 2006 e Ensaios nas Margens do Futuro, Sentidos e Significações, uma colectânea da Editora Estampa, Lisboa, 2007.
Algumas das suas exposições individuais mais significantes foram: Desenhos, na Casa da Cerca, em Almada (1998); Der BBB Effect (vídeo e instalação), na Galeria Fruchtig, em Frankfurt (1998); The BBB Effect, uma performance e participação na conferência Real Culture, Reproduction(s)and Rip-Offs, Kansas State University, USA; The BBB effect, more theories on a Pseudo Science, performance e participação na conferência para o Festival Postmodern Piracy, Ohio – Kent State University; Entropia, uma instalação no antigo laboratório de química da Escola Politécnica – Museu de Ciência, em Lisboa (1999); Ai Flores do Verde Pinho, Museu e Jardim Botânico de Lisboa (2001); O efeito BBB Revisitado (desenhos e vídeo), Galeria Diferença, em Lisboa (2002); Documentos Sobre um Caso Tipo, Galeria Assírio & Alvim, em Lisboa (2004); Perder-se de amores…, na Galeria Monumental, em Lisboa (2005); Actos Compulsivos da Comunicação entre Bactérias e Humanos, na Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova.
Participou em várias exposições colectivas como Not to…, em Lisboa (1999); O Efeito BBB, emLisboa (2000); Passos 2000, com a instalação e vídeo Sweet Sixteen, em Lisboa (2002); Freemanifesta, distribuição de 700 auto-colantes alusivos ao “efeito BBB”, em Frankfurt (2002); Drawing, - The Process, Kingston University, UK (2003); 10 anos de Desenho e O Desenho Dito, ambas na Casa da Cerca, em Almada (2008). Em 1999, participou num projecto de pintura no muro de Berlim, organizado pela “East Side Gallery”, que será restaurado este ano, em Junho.






Aucun commentaire: