Cara Claire...fui relembrar a definição e aqui a deixo. Tão interessante.Adorei título e imagem.Bjs
Fogo-fátuo é um fenômeno que ocorre sobre a superfície de lagos, pântanos ou até mesmo em cemitérios. Quando um corpo orgânico entra em decomposição, ocorre uma liberação de gás metano (CH4). Se em algum local houver condições de concentração do metano, o gás começará a concentrar, e se o clima estiver relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea. Essa explosão resulta em uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura com um barulho característico. Geralmente, quando uma pessoa se depara com o fogo-fátuo, se assusta e sai correndo, fazendo com que o ar se desloque, dando a impressão de que o fogo está a perseguindo. O fogo-fátuo pode ser um causador de incêndios nas matas. O fenômeno também pode ser facilmente confundido por místicas pessoas, como algo sobrenatural. A lenda do boitatá, por exemplo, foi baseada no fenômeno, onde os índios criam que o fogo da explosão era, na verdade, um monstro.
bem lembrado. Acho nesse incendio da Tertulia só o Fátuo estava faltando. O FOGO PRIÁPICO, A MÃE E O PAI DE TODOS OS FOGOS. Postado no ATHANOR de Letras : http://opusmagnumletras.blogspot.com/
até agora era o mais criativo e menos citado e conhecido.
Claire. Gostei muito, mesmo muito, do Fogo Fátuo. Mas a referência a Timor tocou-me. Não estava à espera. É um luta que não podemos abandonar. Parabéns.
Ví em francês não é igual, não pega fogo e pode ser amarelado ou avermelhado ;-)
Il apparait sous la forme d’une lueur pâle bleutée (voire parfois jaunâtre ou rougeâtre) en forme de flammèche suspendue dans l’air à une faible hauteur au-dessus du sol ou de l’eau, plus ou moins diffuse, vacillante et brève (certains feux follets pourraient persister dix à trente secondes voire - exceptionnellement - plusieurs minutes). Selon ses témoins, il ne produit pas de fumée ni n’enflamme les objets, ni ne brûle les herbes avec lesquelles il est en contact. Il est observé dans ou autour des marais et dans les cimetières. Avec le drainage, la régression des zones humides et des forêts inondées, et l’enterrement des morts dans des cercueils, il est probable que les feux-follets soient devenus plus rares.
Olá, esta é minha primeira participação na Tertúlia virtual e estou adorando passear de blog em blog vendo como as pessoas se expressam das mais variadas formas. Muito rico este projeto! Parabéns pelo post.
18 commentaires:
Cara Claire...fui relembrar a definição e aqui a deixo. Tão interessante.Adorei título e imagem.Bjs
Fogo-fátuo é um fenômeno que ocorre sobre a superfície de lagos, pântanos ou até mesmo em cemitérios. Quando um corpo orgânico entra em decomposição, ocorre uma liberação de gás metano (CH4). Se em algum local houver condições de concentração do metano, o gás começará a concentrar, e se o clima estiver relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea.
Essa explosão resulta em uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura com um barulho característico. Geralmente, quando uma pessoa se depara com o fogo-fátuo, se assusta e sai correndo, fazendo com que o ar se desloque, dando a impressão de que o fogo está a perseguindo.
O fogo-fátuo pode ser um causador de incêndios nas matas. O fenômeno também pode ser facilmente confundido por místicas pessoas, como algo sobrenatural. A lenda do boitatá, por exemplo, foi baseada no fenômeno, onde os índios criam que o fogo da explosão era, na verdade, um monstro.
Claire, lindo trabalho.
adorei a explicação da nossa amiga Vi, excelente complementação.
bjs.
JU Gioli
Claire,
bem lembrado. Acho nesse incendio da Tertulia só o Fátuo estava faltando.
O FOGO PRIÁPICO, A MÃE E O PAI DE TODOS OS FOGOS. Postado no ATHANOR de Letras :
http://opusmagnumletras.blogspot.com/
até agora era o mais criativo e menos citado e conhecido.
Agora não falta mais nenhum fogo!
Bjs e obrigado por participar!
Nossa amei a explicação desse fogo da descrição da Vi, e da fotografia que colocaste. Fiquei admirada com a descrição, gostei muito.
Bjs,
Chris
irretocável!
Has hecho la bandera de mi país con rayitas jajajajajaja. Es que los españoles somos puro fuego jajajajaja. Très joli ton feu follet :)
Bisou
Claire.
Gostei muito, mesmo muito, do Fogo Fátuo. Mas a referência a Timor tocou-me. Não estava à espera. É um luta que não podemos abandonar. Parabéns.
Lindo, Claire, como sempre. A explicação da Ví compôs o boneco. bj.
CLAIRE
A explicação da VI era indispensável para os que já se não lembrassem.
Então, tudo faz sentido e a sua participação fica muito CLARA !!!
Sem dúvida CLARÍSSIMA. Muitos milagres e aparições ficam explicados. Por isso se diz "não passa de um fogo fátuo". Belo quadro, a propósito!
Ví em francês não é igual, não pega fogo e pode ser amarelado ou avermelhado ;-)
Il apparait sous la forme d’une lueur pâle bleutée (voire parfois jaunâtre ou rougeâtre) en forme de flammèche suspendue dans l’air à une faible hauteur au-dessus du sol ou de l’eau, plus ou moins diffuse, vacillante et brève (certains feux follets pourraient persister dix à trente secondes voire - exceptionnellement - plusieurs minutes). Selon ses témoins, il ne produit pas de fumée ni n’enflamme les objets, ni ne brûle les herbes avec lesquelles il est en contact.
Il est observé dans ou autour des marais et dans les cimetières.
Avec le drainage, la régression des zones humides et des forêts inondées, et l’enterrement des morts dans des cercueils, il est probable que les feux-follets soient devenus plus rares.
Vi, gostei demais da sua explicação do fogo fátuo. Claire, ótimo post.
Beijos
Adorei!
Olá, esta é minha primeira participação na Tertúlia virtual e estou adorando passear de blog em blog vendo como as pessoas se expressam das mais variadas formas. Muito rico este projeto! Parabéns pelo post.
Original como sempre.
Beijinho
Eduardo, já lá estive, grande folia!!!
Fogo! Senõr R
António Oliveira, este quadro foi vendido no leilão.
Kay, não queres beijinhos na tua casa por isso apanha-os aqui.
A todos agradeço, a Ví em especial pois não me ocorreu que o fogo-fátuo não anda ai pelas esquinas e que esta em vias de extinção
;-)))) Beijinhos
(Um prémio, lá no eu sitio...)
Mena G ;-)))) já te tinha aberto a porta
Enregistrer un commentaire